Tinto

E com a pandemia chegou o… online

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Com as pessoas confinadas e sem emprego e dinheiro, os restaurantes e os hotéis fechados, o setor do vinho reinventa-se e vira-se para o online: há novas lojas, provas por videoconferência, visitas e lançamentos virtuais.

A indústria do vinho era (já se poderá falar no particípio passado) das que historicamente estavam mais atrasada do ponto de vista do digital, mas os produtores e entusiastas reagiram de uma forma muito rápida.

A centenária Symington é um bom exemplo disso. No próximo dia 14 de maio vai lançar, via videoconferência, os novos Vintage 2018. Já mais de 200 pessoas estão registadas para comparecer na prova – qualquer pessoa pode fazê-lo desde que se inscreva.

Também Luís Lopes, diretor da Grandes Escolhas, lançou o “Vinho da Casa”. Vídeos de três minutos que faz – tudo num único take –, nos quais apresenta um vinho, conta a sua história e descreve-o.

Além dos lives no Instagram, há já alguns podcasts. Por exemplo, o produtor Cristiano Van Zeller é o anfitrião de uma primeira série do podcast “Ligados pelo Vinho”. O primeiro podcast contou com Dirk Niepoort.

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